Respostas

Qual é o provável diagnóstico?

     - Mucocele das glândulas de Weber

     - Mucocele das glândulas de von Ebner

     - Cisto do ducto salivar

  X- Mucocele das glândulas de Blandin-Nuhn

 

Todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

X- As glândulas de Blandin-Nuhn ocorrem principalmente na região das tonsilas linguais.

  - As glândulas de von Ebner estão situadas na região das papilas circunvaladas.

 - O cisto do ducto salivar é um cisto verdadeiro com revestimento epitelial.

 - A etilogia da  mucocele das glândulas de Blandin-Nuhn é traumática, sendo caracterizada pelo extravasamento de muco.

 

Comentário:

As mucoceles são cistos de glândula salivar bastante frequentes que não apresentam revestimento epitelial e afetam mais pacientes jovens. Essas lesões estão relacionadas a trauma e ocorrem principalmente no lábio inferior, embora, ocasionalmente, haja incidência em outras mucosas, tais como ventre lingual, palato ou soalho bucal. Registra-se que as lesões no lábio superior são raras, mas, quando ocorrem, não se pode descartar a suspeita de neoplasia de glândula salivar. Outra importante característica desses cistos é a coloração das lesões, pois, nos casos em que as mesmas são superficiais, podem apresentar a coloração azulada, causada pelo efeito Tyndall*.

Histologicamente, algumas mucoceles, especialmente aquelas de menor dimensão, se rompem e desaparecem, mas, outras se tornam crônicas e devem ser removidas cirurgicamente, cuidando para não afetar as glândulas adjacentes que alimentam a cavidade cística. Os casos em que há revestimento epitelial, as lesões são chamadas de cisto do ducto salivar.

Adicionalmente, vale ressaltar que, enquanto as glândulas de von Ebner são pequenas glândulas salivares localizada na região das papilas circunvaladas e papilas foliadas; as glândulas de Weber são glândulas mucosas situadas ao longo da borda lateral da língua, próximas às tonsilas linguais. De igual modo, as glândulas de Blandin-Nuhn são glândulas seromucosas, localizadas próximas do ventre anterior da língua.

  

*Efeito Tyndall: O Efeito Tyndall é observado em coloides ou soluções coloidais. Este fenômeno consiste na dispersão da luz pelas partículas coloidais ou partículas em suspensão na atmosfera resultando no espectro de um feixe luminoso. Um dos exemplos mais interessantes do efeito Tyndall é a cor azul do céu. Ela é resultado da passagem da luz branca solar pela atmosfera. Quando isso ocorre a luz solar é dispersa pelas partículas atmosféricas que se encontram suspensas no ar, resultando na cor azul, já que esta sofre maior difusão.

Clinicamente, esse efeito pode ser percebido no caso abaixo, no qual se verifica o paciente com Rânula (cisto de glândula salivar que acomete as glândulas maiores) exibindo coloração azulada em razão do efeito Tyndall.

 

Caso clínico de Rânula exibindo colocaração azulada devido ao efeito Tyndall.

 

Leitura complementar:

1- Jinbu Y, Kusama M, Itoh H, Matsumoto K, Wang J, Noguchi T. Mucocele of the glands of Blandin-Nuhn: clinical and histopathologic analysis of 26 cases. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2003;95:467-470.

2 - Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Oral and Maxillofacial Pathology. 3ed. Saunders: St Louis, 2009.


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED