Resposta

Paciente com dor na região pré-auricular e lesão hipodensa, ovoide, provocando erosão do côndilo (seta). O exame microscópico mostrou lesão cística envolvida por tecido conjuntivo fibroso, sem revestimento epitelial ou endotelial. Qual o diagnóstico?

   - Cisto sinovial

X- Cisto gangliônico

  - Cisto epidermoide

  - Cisto linfoepitelial


Comentário:

O cisto gangliônico e o cisto sinovial são frequentemente confundidos como um mesmo processo, mas representam condições distintas. O cisto sinovial pode apresentar ou não comunicação com a cavidade articular, mas é revestido por células sinoviais. Por outro lado, o cisto gangliônico é um pseudocisto revestido por tecido conjuntivo fibroso, não apresenta revestimento sinovial ou conexão com a cavidade articular. Tanto o cisto gangliônico como o cisto sinovial podem ser causados por trauma, embora processos inflamatórios podem também estar relacionados ao aparecimento do cisto sinovial. No caso apresentado, o diagnóstico clínico provisório deve tambem incluir neoplasias ou cistos de glândula salivar. O tratamento do cisto gangliônico é cirúrgico.

Leitura complementar:

-Silva EC, Guimarães ALS, Gomes CC, Gomez RS. Ganglion cyst of the temporomandibular joint. Brit J Oral Maxillofac Surg 2005;43:77-80.


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED