Resposta

Considerando a imagem acima, qual é a principal hipótese de diagnóstico?

    a) Odontoma
    b) Fibroma ossificante
    c) Cementoblastoma
x d) Displasia óssea focal

 

Após a análise das imagens acima, qual seria agora o melhor diagnóstico?

     a) Odontoma
X  b) Fibroma ossificante
     c) Cementoblastoma
     d) Displasia óssea focal

Comentários:

Na primeira imagem,  observa-se que há uma área radiolúcida com ponto central radiopaco, limites definidos e ausência de deslocamento de dentes. Considerando a cronologia de formação dos dentes do paciente, na hipótese de odontoma haveria maior formação de tecidos dentários, fato este não observado nas figuras acima. Nos casos de fibroma ossificante e cementoblastoma geralmente há deslocamento de dentes. Vale salientar ainda que o cementoblastoma exibe formação de área radiopaca aderida à raíz do dente,  cujo aspecto não foi identificado em nenhuma magem. As figuras exibem claramente a destruição da cortical óssea, especialmente vestibular. Este dado não é rotineiramente observado na displasia óssea. Diante dos achados, optou-se por realizar exploração cirúrgica. Durante o ato operatório  observou-se uma lesão de aspecto “pedregoso” ou “arenoso” (ver figura abaixo), confirmando a hipótese de displasia óssea focal (displasia cemento-óssea focal). Caso a lesão mostrasse presença de cápsula e delimitação clara com o osso adjacente, o diagnóstico clínico-radiográfico e cirúrgico seria de fibroma ossificante.

Diagnóstico final: Displasia óssea focal

displasia óssea focal

Aspecto cirúrgico "pedrogoso" característico da displasia óssea (displasia cemento-óssea).


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED