Respostas
Qual o provável diagnóstico?
X - Papiloma escamoso
- Condiloma acuminado
- Xantoma verruciforme
- Molusco contagioso
Qual a conduta apropriada?
- Cirurgia e uso de antiviral
x - Biópsia excisional
- Acompanhamento
- Biópsia incisional
Comentário:
Na primeira enquete, o diagnóstico correto para a lesão relatada pelo paciente é papiloma escamoso. Dentre as opções de resposta, observa-se que o condiloma acuminado possui as seguintes características: 1) tende a ser maior do que o papiloma, 2) apresenta coloração rósea 3) eventualmente exibe múltiplas lesões coalescentes e 4) a superfície é finamente papular. Já o papiloma apresenta projeções papilares proeminentes. Vale ressaltar a prevalência de um processo patológico no diagnóstico da lesão. O condiloma acuminado é menos frequente do que o papiloma escamoso na boca. Embora o xantoma verruciforme apresente superfície papilar, ele geralmente tem um aspecto rugoso. O molusco contagioso é uma lesão papular induzida por vírus e que se apresenta principalmente na pele.
No que se refere à segunda enquete, o tratamento do papiloma escamoso inclui somente a remoção cirúrgica. Por ser uma lesão benigna, de pequenas dimensões, aconselha-se a biópsia excisional. A lesão é induzida por subtipos do vírus HPV que, na população em geral, são encontrados na mucosa normal. Neste caso, não existe indicação para o uso de antivirais.
Leitura complementar:
1- Pinheiro RS, França TRT, Ferreira DC, Ribeiro CMR, Leão JC, Castro GF. Human papillomavirus in the oral cavity of children. J Oral Pathol 2011;40:121-126.