Resposta

Considerando as imagens radiográficas, qual é o diagnóstico principal?

X- Cavidade Óssea Idiopática

  - Ameloblastoma

  - Cisto Radicular

  - Mixoma Odontogênico

cavidade óssea idiopáticacavidade óssea idiopática

Observar a presença de lâmina dura (setas).

 

Comentário:

 

Comentários:

As imagens radiográficas apresentadas mostram duas lesões radiolúcidas, bem delimitadas, bilaterais e com preservação da lâmina dura (ver seta). Além disso, nota-se que o processo patológico contorna a raiz dos dentes, não causando o seu deslocamento ou reabsorção. A cavidade óssea idiopática (cisto ósseo traumático) exibe os aspectos radiográficos citados acima e é uma condição comum que afeta principalmente a mandíbula de pacientes jovens, podendo ser bilateral. Tanto o ameloblastoma como o mixoma odontogênico são neoplasias odontogênicas únicas. Portanto, a presença bilateral coloca estas duas possibilidades como improváveis. Já o cisto radicular é um cisto inflamatório que tem como origem a necrose pulpar. Acrescenta-se que a preservação da lâmina dura é incompatível com um quadro inflamatório periapical.

 


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED