Resposta

Qual é o diagnóstico principal?

X- Enostose

  - Displasia óssea

  - Displasia fibrosa

  - Osteoblastoma

 

Comentário:

A displasia óssea (displasia cemento-óssea) é uma lesão fibro-óssea que apresenta padrões radiográficos variados. Na fase inicial, por exemplo, se observa uma imagem radiolúcida que é gradativamente substituída por uma lesão predominantemente  radiopaca. Já a  displasia fibrosa  apresenta imagem de vidro despolido, enquanto o osteoblastoma exibe halo radiolúcido circunscrevendo a massa radiopaca central.

Na enquete, o diagnóstico do caso apresentado é enostose. Essa alteração é caracterizada pela formação de uma imagem radiopaca, bem delimitada, por vezes, recortada por septos ósseos. Como a enostose é uma condição não neoplásica e de evolução limitada, nenhum procedimento cirúrgico é necessário para o seu diagnóstico e tratamento.

 

Leitura Complementar:

1- MacDonald-Jankowski DS. Fibro-osseus lesions of the face and jaws. Clin Radiol 2004;59:11-25.

2-Marques-Silva L, Guimarães ALS, Dilascio MLC, Castro WH, Gomez RS. A rare complication of idiopathic osteosclerosis. Med Oral Patol Oral Cir Bucal 2007;12:E233-234.


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED