Resposta

Paciente apresenta lesão na mucosa jugal e ventre lingual. Considerando apenas o aspecto clínico, qual lesão deverá ser submetida a biópsia?

   - A lesão exibida na figura 1

X- A lesão exibida na figura 2

   - Nenhuma das alternativas acima

   - As duas lesões devem ser submetidas a biópsia

 

Comentário:

 

Na figura 2, a lesão apresenta pontos salpicados hemorrágicos, sugerindo ser paracoccidioidomicose (ver informações clínicas sobre a doença). Esses pontos eritematosos representam áreas de ulceração ou erosão, com denso infiltrado inflamatório, induzido pela presença do fungo Paracoccidiodis brasiliensis. Nesses casos, o agente infeccioso será mais facilmente encontrado nas áreas que apresentam pontos eritematosos. O diagnóstico foi confirmado por meio de biópsia. A prática de diagnóstico bucal não é definida por princípios rígidos e imutáveis. Portanto, fica claro que, embora as duas lesões pudessem ser submetidas a biópsia, neste caso, seria desnecessário. Vale lembrar que correlações clínico-patológicas são necessárias no exercício do diagnóstico bucal.


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED