05/05/2012 21:48

McGurk M, Eyeson J, Thomas B, Harrison JD. Conservative Treatment of Oral Ranula by Excision With Minimal Excision of the Sublingual Gland: Histological Support for a Traumatic Etiology. J Oral Maxillofac Surg 2008;66:2050-2057.

Os autores neste artigo investigaram os aspectos clínicos e histológicos de 8 pacientes com ranula tratados com descompressão, seguida por remoção cirúrgica da parte da glândula sublingual aderida ao cisto. Nenhum caso de recidiva foi observado. Para os autores o achado microscópico revelando comunicação da glândula aderida com a área de extravasamento do cisto indica uma origem traumática para a rânula.

A leitura desse trabalho é especialmente importante para aqueles que estudam e tratam cistos das glândulas salivares. Conforme destacado pelos autores, a glândula sublingual é formada por uma glândula menor anterior e outra maior posterior. Nem todos indivíduos apresentam esta porção maior da glândula. É importante observar que a glândula sublingual menor apresenta ainda de 8 a 30 unidades glandulares independentes e que desembocam nas pregas sublinguais. Desta forma, como a rânula origina-se do rompimento de uma dessas unidades, a remoção de toda a glândula seria desnecessária para o tratamento da lesão. Os autores propõem a remoção da rânula juntamente com a unidade secreta da glândula responsável pela formação do cisto. O treinamento do cirurgião para a execução deste procedimento e as suas dificuldades não foram ressaltadas no texto.  Na minha opinião, as figuras macroscópicas e histológicas apresentadas no artigo dão suporte a hipótese apresentada. Por outro lado,  a possibilidade de outros fatores etiológicos, como obstrução de ductos, não deve ser descartada.

Prof. Ricardo Santiago Gomez

—————

Voltar


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED