Fu J, Zhu X, Dan H, Zhou Y, Liu C, Wang F, Yanzhong L, Liu N, Chen Q, Xu Y, Zeng X, Jiang L. Amlexanox is as effective as dexamethasone in topical treatment of erosive oral lichen planus: a short-term pilot study. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radio

04/06/2012 07:24

 

Os autores desse artigo realizaram ensaio clínico e randomizado sobre a eficácia e segurança do uso tópico de uma pasta contendo Amlexanox no tratamento do líquen plano erosivo. Vinte indivíduos fizeram parte do grupo tratado com Amlexanox e 18 do grupo tratado com Dexametasona, enquanto que o período do tratamento foi de apenas 7 dias. Os autores concluíram que o Amlexanox é tão seguro e eficiente quanto a Dexametasona no tratamento do líquen plano oral erosivo.

É lamentável que um uma conclusão como essa seja feita em um estudo após o uso de um medicamento por um período tão curto. Quais efeitos colaterais deixaram de ser identificados avaliando apenas o período de uma semana? Na minha avaliação e na de muitos que tenho lido, esse artigo não deveria ter sido aceito para publicação e mostra como é frágil o crivo das revistas na seleção de artigos científicos para publicação. A divulgação do nome dos revisores responsáveis pela análise dos artigos, como é feita nas revistas do grupo BMC e em tantas outras, poderia ajudar no aprimoramento do processo de decisão? Embora a adoção dessa medida possa dificultar encontrar revisores que aceitem tal exposição, as nossas revistas precisam aprimorar o sistema de análise de artigos científicos para publicação. De qualquer modo, a crítica do leitor na análise de qualquer trabalho é fundamental, evitando que estudos com graves erros metodológicos sirvam de suporte para a adoção precipitada de novos protocolos.

Voltar