Adenoma Pleomórfico

adenoma pleomórfico

 

Aspecto microscópico em menor aumento do adenoma pleomórfico. Observar os arranjos das células com diferenciação epitelial formando lençois, cordões e estruturas ductiformes (seta).

adenoma pleomórfico

 

Nesta imagem as células com diferenciação epitelial (seta escura) exibem citoplasma eosinófilico e revestem internamente as estruturas que lembram ductos glandulares. Na periferia desses, observase-se células com diferenciação mioepitelial contendo citoplasma claro (seta azul). Mais externamente nota-se áreas hialinizadas.

 

 O adenoma pleomórfico apresenta grande diversidade de padrões histológicos. Basicamente, se observa a proliferação de células com diferenciação epitelial, morfologia cuboide ou basaloide, arranjadas em lençóis, cordões e estruturas ductiformes. Na periferia dessas estruturas há células com diferenciação mioepitelial formando principalmente áreas mixoides, hialinas ou condroides. As células com diferenciação mioepitelial apresentam morfologia fusiforme, e plasmocitoide; e quando localizadas na periferia dos ductos, exibem citoplasma claro. O tumor apresenta cápsula de espessura variável, com áreas de invasão por projeções de células neoplásicas.

Ver informações clínicas