Cisto Linfoepitelial Oral

O cisto linfoepitelial oral é uma lesão cística rara que se desenvolve devido a obstrução de uma cripta contendo tecido linfoide ou, para alguns, a partir do aprisionamento de ducto glandular por material linfoide durante a embriogênese. Clinicamente, esse cisto se apresenta como pápulas, de poucos milímetros, firmes a palpação e com coloração branco-amarelada. Tais lesões são predominantes em adultos jovens, assintomáticas e encontradas principalmente no soalho bucal, ventre ou borda lateral posterior da língua. O tratamento é cirúrgico e não há risco de recorrência.

cisto linfoepitelial

Figura: Imagem clínica de cisto linfoepitelial bucal mostrando pápula de coloração amarelada.

Microscopia

No exame microscópico do cisto linfoepitelial oral se observa cavidade cística revestida por epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado, exibindo comunicação eventual com o epitélio de revestimento da mucosa bucal. Outro dado importante é a presença de tecido linfoide, com ou sem centro germinativo, na parede do cisto.
 

cisto linfoepitelial

Figura- Imagem microscópica do cisto linfoepitelial bucal. Observar a presença de fragmento de mucosa bucal (seta maior) conectado a um possível ducto glandular e tecido linfoide, além do revestimento epitelial da lesão cística (seta menor).

 

Leitura Complementar:

1- Neville BW, Damm DD, Allen CM, Chi AC. Oral and Maxillofacial Pathology. Elsevier, 4ed., 2015.