Cavidade Óssea Idiopática

cavidade óssea idiopática, cisto ósseo traumático, cisto ósseo solitário

Imagem radiográfica de Cavidade Óssea Idiopática. Notar a presença de área radiolúcida bem delimitada, contornando as raízes dos dentes envolvidos e exibindo extremidade anterior em forma cônica ou angular. Observar em algumas áreas a preservação da lâmina dura e ausência de deslocamento ou reabsorção dos dentes.

A cavidade óssea idiopática, também conhecida como cisto ósseo traumático ou cisto ósseo solitário, é um pseudocisto que pode ocorrer no húmero, fêmur e crânio; neste último, tende a afetar, prioritariamente, a mandíbula de pacientes jovens. Embora diversas teorias tentem explicar o seu desenvolvimento, têm sido comumente aceitas aquelas relacionadas aos distúrbios circulatórios ou vasculares que levam a necrose do osso. Geralmente, o diagnóstico é feito acidentalmente, posto que advenha da realização de exame radiográfico de rotina que o paciente tenha sido submetido. Neste, observa-se área radiolúcida bem definida, de formato ovoide ou irregular, com  extremidades em forma cônica ou angular - sendo essas de extrema relevância para o diagnóstico da doença. Não há deslocamento ou reabsorção dos dentes e a lesão contorna as raízes dentárias com preservação da lâmina dura. De igual modo, embora a parte cortical interna possa sofrer reabsorção, a mesma não se expande. Na exploração da lesão, é possível encontrar uma cavidade vazia, ou com algum líquido serosanguinolento, revestida por delgada membrana de tecido conjuntivo fibroso. Após o acesso cirúrgico, nota-se que, em poucos meses, há reparo da lesão, não sendo necessário o tratamento complementar. Ainda que os mecanismos biológicos relacionados ao reparo sejam desconhecidos, a realização da cirurgia promove diferentes eventos hemorrágicos ou vasculares que viabilizam a ocorrência deste processo. Desse modo, o clínico deve estar atento ao diagnóstico diferencial, considerando que o tratamento da cavidade óssea idiopática não requer a remoção completa da lesão, embora a imagem radiográfica desta possa ser facilmente confundida com alguns cistos e tumores odontogênicos.

Histopatologia

 

Leitura Complementar:

1- Copete MA, Kawamata A, Langlais RP. Solitary boné cyst of the jaws. Radiographic review of 44 cases. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Radiol Endod 1998;85:221-225.

2- Perdigão PF, Silva EC, Sakurai E, Araújo NS, Gomez RS. Idiopathic bone cavity: a clinical, radiographic, and histological study. Brit J Oral Maxillofac Surg 2003;41:407-409.